quarta-feira, 23 de novembro de 2011

There's a great, big, beautiful tomorrow...

... shining at the end of every day!

"Tomorrow can be a wonderful age. Our scientists today are opening the doors of the space age to achievements that will benefit our children and generations to come. The Tomorrowland attractions have been designed to give you an opportunity to participate in adventures that are a living blueprint of our future." Walt Disney

Em tradução livre:

"O amanhã pode ser uma era maravilhosa. Nossos cientistas estão abrindo as portas da era espacial para conquistas que vão beneficiar nossas crianças e as próximas gerações. As atrações da Tomorrowland foram criadas para lhe dar a oportunidade de participar de aventuras que são um projeto do nosso futuro." Walt Disney

Ah, Walt... sempre visionário.

Então chegamos à última parte do Magic Kingdom: Tomorrowland, a terra do futuro.



A Tomorrowland foi inaugurada junto com o parque em 1971. Como podemos imaginar, a ideia de futuro vigente em 1971 logo ficou ultrapassada e a Disney reformulou toda essa parte do parque em 1994, para que refletisse melhor o futuro que imaginamos hoje.

Tomorrowland em destaque

Conforme a dica do título do post, vou começar por uma atração que não é nem um pouco popular, mas é uma das minhas queridinhas!

Walt Disney's Carousel of Progress foi transportado da Disneyland, na Califórnia, para a Tomorrowland do Magic Kingdom, na Flórida, em 1975.



Na verdade ela foi criada em 1964 para a New York World's Fair, um evento que ficou conhecido por ter proporcionado o desenvolvimento dos audio animatronics, os "robôs" tão realistas que aparecem em muitas atrações. Na mesma feira, a Disney criou "It's a Small World" para a Pepsi e o que então era chamado de "General Electric Carousel of Progress" para (supresa!) a G.E.

O sucesso dessas atrações foi tanto que acabaram ficando fixas na Disneyland, na Califórnia.

Uma das coisas mais interessantes sobre esta atração é que ela foi desenvolvida pessoalmente por Walt Disney, que inventou um teatro giratório para contar a história da evolução da tecnologia no século XX, vivenciada por uma família que vai contando sobre as novas aquisições da casa (como geladeira, água encanada, eletricidade, etc.) e os impactos que elas têm em suas vidas.


Walt apresenta o projeto à G.E., que patrocinou a atração para uma feira em 1964.

O design do teatro até hoje pode ser considerado inovador e eu não conheço nenhuma outra atração que use o mecanismo do Carrossel do Progresso. À medida em que o teatro gira, a plateia passa para outra cena, liberando a anterior para um novo grupo de espectadores, que não precisa esperar que o primeiro grupo termine de assistir a tudo. Eu acho brilhante!


Walt com a maquete do teatro

E já no teatro real
Em cada cena, o pai da família conta quais são as novidades em termos de tecnologia e sempre diz que as coisas não poderiam estar melhores "agora que temos ferro de passar" ou "água encanada", "telefone", etc.

Encontrei um site que transcreveu cada cena! Fica aqui o "spoiler alert" e o link pra quem se animar a uma leitura de todas as versões que já existiram.

Agora, bem cá entre nós, vou contar uma coisa que descobri nem me lembro onde. Provavelmente em algum site ou blog que também gosta de detalhes!

Se pegarmos a foto que usei pra ilustrar a atração lá em cima e aproximarmos bastante podemos ver o detalhe curioso e engraçado que eu quero mostrar:

Que tal os dois pés esquerdos do simpático animatronic nesta cena?
Minha avaliação é a seguinte: você já tentou calçar o pé esquerdo do sapato no seu direito? Não é fácil.

Portanto prefiro enxergar essa curiosidade como um mérito de Walt! Ele conseguiu encaixar dois pés esquerdos de sapato em um robô anatomicamente correto! (Tenho certeza que todos acreditam que há um pé direito perfeito ali embaixo! rs)

E pra fechar com chave de ouro, quero colocar a música da atração aqui, porque ela é uma graça!

É otimista, animadinha e tem uma mensagem ótima, de que o amanhã vai ser lindo! Adoro!

Eu queria colocar uma caixinha com o áudio, mas ainda não sei fazer isso! Vou ter que pesquisar e aprender! Enquanto isso, fica a letra, que já é alguma coisa:

There's a great big beautiful tomorrow
Shining at the end of every day
There's a great big beautiful tomorrow
And tomorrow's just a dream away

Man has a dream and that's the start
He follows his dream with mind and heart
And when it becomes a reality
It's a dream come true for you and me

So there's a great big beautiful tomorrow
Shining at the end of every day
There's a great big beautiful tomorrow
Just a dream away

(English version soon. Check back later.)
 

3 comentários:

  1. Conheço essa atração e adoro! Agora o detalhe do sapato eu não conhecia, sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Ei Bárbara!
    Lendo os posts estou revivendo as minhas idas aos parques... naquele tempo eu era feliz e eu sabia disso!! kkkkkkkkk
    Quando minha irmã completar 10 anos vou levá-la à Disney... só não sei quem vai se divertir mais! Vou mostrar o blog pra ela!
    Bjos
    Gabi Leite

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi! Ai, que bom!
    Leva mesmo! A Disney tem coisas pra todas as idades; quando eu era pequena gostava de atrações que hj nao curto tanto e achava os países do Epcot um saco - hj é uma das coisas que mais amo!
    Adorei a visita!
    Bjo

    ResponderExcluir