Agora sim... a diva da Liberty Square!
Haunted Mansion...
Vou prepará-los, mortais ingênuos: senta que lá vem história...
A ideia é básica: uma mansão mal assombrada. No caso, por 999 fantasmas que esperam o milésimo se juntar a eles.
Mas como não poderia ser diferente, em se tratando de Disney, o enredo não para por aí. Muito pelo contrário.
Existem várias histórias por trás desta atração, e inúmeros personagens desenvolvidos ao longo dos anos. Muita coisa fica mal contada, o que é parte do charme e do mistério, já que muito surge do boca a boca, de lendas repassadas por cast members e imagineers...
Mas algumas lendas e personagens são bem conhecidos e vou contar um pouco do que eu sei e que me parece mais ou menos consensual.
Então vamos lá.
Madame Leota
O cemitério na entrada da mansão apresenta lápides com dizeres interessantes e engraçadinhos. Os nomes dos mortos são referências a imagineers envolvidos na criação da atração.
De todas, a que mais se destaca é a lápide que tem o rosto de uma mulher, Leota Thomas, que de vez em quando abre os olhos e dá uma olhadinha em volta.
|
"Dear sweet Leota, beloved by all
In regions beyond now, but having a ball" |
O mais interessante é que Leota é uma pessoa de verdade. Aliás, era. Ela trabalhou na Disney desde antes de sua inauguração e era bem próxima do próprio Walt. Participou da criação de várias atrações, inclusive a Haunted Mansion. Mas já faleceu e, pelo visto, encontrou seu lar na mansão...
A participação de Leota não se limita à lápide.
Ela é conhecida como Madame Leota e é o rosto que aparece na bola de cristal, na cena em que convoca os espíritos da mansão a aparecerem para os visitantes. (A voz é a mesma da Maléfica, da Bela Adormecida)
Além disso, ela é retratada novamente no finalzinho da atração, numa pequena imagem vestida de branco, tipo uma boneca-noiva, que pede aos visitantes que voltem logo ("Hurry baaaack... hurry baaaaack...") - Essa parte não é exatamente consesual, já que também existe uma história envolvendo o dono da mansão e sua noiva morta, que veremos mais à frente.
Ali por perto da mansão, um carrinho vende produtos relacionados à atração. Ele também leva o nome da Madame Leota:
|
Madame Leota's gypsy wagon |
Encontrei uma entrevista muito interessante concedida por uma ex-cunhada de Leota, que conta alguns detalhes sobre sua vida
aqui.
E pra matar a curiosidade, achei uma foto dela em vida:
|
Leota Thomas |
Ghost Host
Outro personagem bastante conhecido - só que no caso, por sua voz - é o "Ghost Host".
É ele que nos recebe na entrada na casa com uma voz sinistra e nos acompanha durante toda a atração.
Um dos boatos é que é ele quem toca o piano e tem a sombra refletida na parede num dos corredores da mansão.
Durante os eventos especiais de Halloween, ele costuma participar da narração da parada e/ou dos fogos.
O vigia e seu cachorro
Uma das cenas mais conhecidas da atração é a do cemitério. Logo na entrada, perto dos portões, um vigia carrega uma lanterna e tem uma expressão assustada. Ao seu lado, um cachorro que é praticamente pele e osso também não parece muito tranquilo...
Tirando o fato de são praticamente as únicas criaturas "vivas" da atração, não sei de nenhuma curiosidade envolvendo esses dois personagens, mas depois que os vi "pessoalmente" na parada de Halloween, na festa "Mickey's not-so-scary Halloween Party", eles se tornaram um dos meus preferidos!
|
Em carne e osso - fiquei feliz de ver que o cachorro está mais bem nutrido! |
A morte da noiva
Também são muitas as versões que circulam em torno da morte da noiva de Master Gracey, o dono da mansão, que assombra o sótão.
Alguns dizem que ela suicidou, outros que morreu num acidente (que contarei abaixo), mas o único "semi" consenso é que não foi Master Gracey quem a matou.
Uma história interessante conta que ela era muito brincalhona e resolveu se esconder num baú (vestida de noiva, logicamente. Com que outra roupa alguém se esconde num baú?) para assustar seu noivo. Mas acabou trancada e morrendo sufocada.
O anel
Já ouvi de fontes diferentes que há um anel de noivado encravado na parede de tijolos na saída da atração.
Ele pertenceria à falecida noiva de Master Gracey, que numa briga o atirou da janela e ele acabou pregado na parede.
Em minha última visita, procurei o anel e não encontrei. Então conversei com uma cast member e ela me disse que agora ele estava no dedo da noiva, no sótão da mansão. (Hãn. Sei.)
Variações da história dizem que o anel está no chão e foi pregado ali quando a noiva morta era transportada pela carruagem e o anel escorregou de seu dedo, sendo pisado pelo cavalo.
A verdade é que eu nunca consegui ver o maldito anel ao vivo, mas já vi fotos na internet...
Aqui tem uma:
E pra terminar, vale mencionar que a Haunted Mansion é a única atração que existe em todos os parques da Disney ao redor do mundo.
Se você leu até aqui e ainda não ficou com vontade de visitar mansão, aqui vai uma foto da versão da Disney de Paris...
|
Phantom Manor |
PS: Você conhece alguma versão diferente das histórias que contei aqui? Conta pra mim nos comentários!