Aproveitando o clima de Fantasyland, fiquei pensando o que mais eu poderia dizer sobre lá além da expansão. Atualmente, com parte da land fechada, decidi selecionar o que é mais legal e com certeza não vai ser alterado.
Acabei me vendo diante de duas atrações clássicas. (E uma relativamente nova e absolutamente imperdível, que veremos no próximo post em breve!)
A primeira já é até meio estigmatizada e quase um dos símbolos do Magic Kingdom.
Ela é tradicional, histórica e foi inaugurada junto com o parque, em Outubro de 1971, como uma homenagem à UNICEF e às crianças do mundo.
Cada parque da Disney no mundo tem sua versão de "It's a small world": Califórnia, Orlando, Paris, Tóquio e Hong Kong, o que não é muito comum de acontecer com uma atração.
Enquanto ainda estava sendo projetada, a ideia era que em cada setor da atração os bonequinhos cantassem o hino de seu país de origem, o que não funcionou. Quando todas as músicas tocavam ao mesmo tempo, devia ser uma confusão!
Então Walt pediu que fosse feita uma música só, que pudesse ser facilmente traduzida para todos os idiomas e fosse cantada por todos os bonecos ao mesmo tempo.
Assim surgiu a musiquinha infernal típica que fica o resto do dia na sua cabeça depois que você vai na atração.
Ainda assim, como tudo o que é clássico da Disney - e It's a small world é a definição de clássico - , acho que vale a visita. Mesmo que seja uma única vez na vida para saber do que se trata.
E se você não acredita no poder chicletinho da música, aqui vai a letra pra você cantar mentalmente (ou em voz alta, que é mais legal!) e depois me contar quantos dias ficou com ela na cabeça:
It's a world of laughter, a world of tears
it's a world of hopes, it's a world of fear
there's so much that we share
that it's time we're aware
it's a small world after all
CHORUS:
it's a small world after all
it's a small world after all
it's a small world after all
it's a small, small world
There is just one moon and one golden sun
And a smile means friendship to everyone.
Though the mountains divide
And the oceans are wide
It's a small small world
Tenho uma relação pessoal com esses personagens e lembranças maravilhosas de quando era criança e ia passar as tardes na casa da minha madrinha, que lia o livro repetidamente para mim e minha "prima-irmã". (Oi, Rê!) Por isso sou meio suspeita para escrever sobre a atração.
Mas ainda assim, vamos lá.
Só a "placa" que identifica a atração já me ganha. Sabe aquele esquema Jerry Maguire, do tipo: "Você me ganhou com o oi"? É mais ou menos o que acontece comigo aqui...
Mas foco!
Já ouvi dizer que a versão original da atração era pra que os visitantes se sentissem o Peter Pan voando sobre Londres e experimentassem o filme do ponto de vista dele. Então Peter não aparecia na atração!
As pessoas não entenderam a proposta e saíam perguntando onde ele estava. Então a Disney resolveu acrescentá-lo às cenas, o que, na minha opinião, foi uma decisão acertada. Seria como não ver o Mickey na parada ou algo do tipo...
A atração funciona com um sistema de carrinhos supensos por um trilho que passa por cima, o que é ideal porque não atrapalha a visão das cenas, que são todas localizadas abaixo do navio em que embarcamos.
|
Aí na foto, o trilho está escondido pelas nuvens. |
Que eu saiba, essa é uma ideia original para esse tipo de atração e em nenhuma outra da Disney você sobrevoa as cenas, vendo tudo de cima, como acontece aqui.
A sensação é de ter recebido uma pitada de pixie dust e ter entrado de verdade na história!
|
Primeira cena, no quarto de Wendy |
Sim, é verdade que os animatronics daqui não são dos mais modernos, mas na minha opinião isso ainda é um charme, porque coisas clássicas não envelhecem, só ficam mais charmosas.
Talvez eu seja realmente muito suspeita para avaliar Peter Pan's Flight e se você seguir meu conselho e resolver dar uma chance para ela, possa acabar achando meio infantil e sem graça.
Imagino que o mesmo aconteceria comigo se alguém me incentivasse a ir na
Snow White's Scary Adventures, da Branca de Neve, já que ela também é das antigas e tão clássica quanto.
Mas sugiro que, visitando qualquer uma dessas, você o faça com o coração aberto, pensando na importância e história de cada personagem e disposto(a) a enxergar a magia que Walt criou em cada pedacinho do parque.
Wendy: But Peter, how do we get to Neverland?
Peter: Fly, of course!
Wendy: Fly?
Peter: It's easy! All you have to do is... ha! That's funny.
Wendy: What's the matter? Don't you know?
Peter: Oh sure. It's just that I never thought of it before... That's it! you think of a wonderful thought!
Wendy: He can fly!
John: He can fly!
Michael: He flew!
Peter: Now you try!
Wendy: I'll think of a mermaid lagoon, underneath a magic moon.
John: I'll think I'm in a pirate's cave!
Michael: I think I'll be an Indian brave!
Peter: Now everybody try!
All: One, two, three!
All: We can fly! We can fly! We can fly!
(They all fall to the ground)
Peter: This won't do. What's the matter with you? All it takes is fate and trust... Oh! And something I forgot!
(Grabs Tinkerbell)
Peter: Dust!
Wendy, John, Michael: Dust?
Peter: Yep! Just a little bit of pixie dust!
(English version below)