quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Planejamento é tudo! (Ou Quando devo ir à Disney?)

Acabei de voltar de Orlando e estava pensando sobre o que eu deveria escrever por aqui quando me toquei que eu nunca falei nada sobre planejamento de viagem.

Na verdade, a proposta do blog nunca foi dar dicas de Orlando, passagens, hotéis e etc...

A internet ta LOTADA dessas informações!

Mas... Contudo, entretanto...

Eu acho que ainda tem um tema que não recebe a devida atenção quando as pessoas começam a planejar suas viagens a Orlando.

É o seguinte: A Disney é maravilhosa e todo mundo sabe disso, mas tem DUAS COISAS que podem atrapalhar muito a sua experiência.

A primeira são as FILAS.

E a segunda é o CLIMA.

Por isso eu acho que O FATOR MAIS IMPORTANTE para que sua viagem seja um sucesso (independente de qual hotel você vai ficar, por qual companhia aérea vai viajar, quanto pretende gastar por lá, em quais parques exatamente você vai passar seus dias...) é a ÉPOCA DO ANO que você vai escolher para passear em Orlando.

Eu AMO a Disney, mas não me convide para ir pra lá em Julho.

Não vou.

NEM A PAU.

Fila em "It's a small world". Você não quer isso pra sua vida, quer?

Nem isso, né?

E eu sei que não é novidade pra ninguém que Julho é um inferno por lá, com filas intermináveis e calor insuportável, mas o que muita gente não sabe é que há outros períodos que devem ser evitados com o mesmo fervor. E, obviamente, há aquelas semanas perfeitas, em que você não vai passar mais de 15 minutos em nenhuma fila e o clima ainda pode colaborar.

Eu te imploro: não vá em qualquer época porque "é quando dá". Com um pouco de pesquisa e planejamento você pode salvar uma viagem fadada a ser suada, dolorida e entediante enquanto você enfrenta calor, tempo demais em pé e perdido nas filas.

Às vezes, basta adiantar ou adiar os planos uma única semana para resolver seus problemas.

Isto é possível!
Ok? Te convenci?

Então vamos para a parte prática, responder a pergunta que não quer calar:

Quando devo ir, então??

De forma resumida, é o seguinte:

Geralmente na última semana de Janeiro e nas duas primeiras de Fevereiro os parques estão em sua época mais vazia do ano. Setembro também é um mês bom para quem quer fugir das multidões e foi o que eu quis ir conferir esse ano.

No começo do ano você vai passar frio. Em Setembro, vai passar calor. Calor de verdade. Saiba que fim de verão por lá ainda é verãozaço intenso!

O período de Outubro e o começo de Novembro também costuma ser bom. Na verdade, o movimento é tão tranquilo que a Disney enche os parques de eventos. No Epcot tem o "Food and Wine Festival" e no Magic Kingdom tem a "Mickey's Not So Scary Halloween Party". (A Universal faz a mesma coisa, com "Halloween Horror Nights")

Claro, isso acaba atrapalhando um pouco porque nos dias dos eventos os parques ficam bem mais cheios e/ou fecham mais cedo pra quem não comprou o ingresso especial.

Pra deixar uma opinião pessoal, eu não sei se escolheria voltar lá em Setembro. 

Por mais legal que tenha sido comemorar meu aniversário no Epcot e por menores que estivessem as filas, o clima não ajudou muito... Não chegou atrapalhar a viagem porque muitas atrações são cobertas e climatizadas, mas choveu alguns dias e fez muito calor. MUITO MESMO. 

É claro que cada um tem suas preferências e eu detesto calor demais. Me incomoda muito. Prefiro até passar um pouco de frio.

Acho que prefiro ir em Fevereiro ou no comecinho de Novembro.

Então depois que você decidir se vai em Janeiro, Fevereiro, Setembro, Outubro ou Novembro, é hora de especificar mais suas datas.

Tem toda uma "ciência" dedicada a prever a lotação dos parques com base em feriados e dados históricos, com gente empenhada em fazer estudos sérios sobre o tema.

Selecionei os seguinte links sobre o assunto:


Este analisa (em inglês) as vantagens e desvantagens de cada semana de cada mês, considerando custos (que variam nos hotéis, por exemplo), lotação, clima e eventos especiais.


Este tem calendários dos próximos meses e usa cores pra avaliar os dias. Vá nos dias verdinhos!


Agora este é a melhor descoberta que fiz nos últimos tempos.
Ele é o nerd do grupo. Avalia dia a dia, dá nota de 1 a 10 para a lotação e ainda te fala qual parque vai estar mais vazio!
Como nada é perfeito, ele só te mostra algumas informações e cobra uma anuidade de US$ 11,95 pra te contar tudo. Vale a pena. Graças a uma amiga muito legal e altruísta que me emprestou a senha dela, eu não precisei comprar e consultei tudo o que quis. Thanks, Renata! ;)
Além do site, eles têm um aplicativo pra IPhone que divulga o tempo de espera de cada atração em tempo real, pra gente consultar quando estiver dentro do parque! Foi super útil nessa minha útima viagem! (Principalmente agora que a Disney disponibiliza wi-fi grátis!) 

E pra facilitar a vida de quem está planejando uma viagem em 2014, encontrei este gráfico que prevê a lotação por período:

Fonte: http://yourfirstvisit.net/

Dá pra clicar e ampliar a imagem se estiver muito pequena na sua tela.

E acho que é isso.

Por favor, escolha suas datas com carinho!


4 comentários:

  1. Muito bom! Dicas valiosas!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Injusto!!!! Comprei as passagens em um promo e só agora descubro que as minhas duas semanas vão ser as mais lotadas ever!! hehehee vou estar lá de 18 a 27 de março, se tivesse visto esse calendário antes, teria adiado umas 2 semaninhas e me livrava do caos... mas... paciencia! ótimo blog, adorei as dicas!! abs

    ResponderExcluir
  4. Poxa Mariana, que pena! Mas nem tudo está perdido! Te aconselho a consultar o Touring Plans que eu indico neste post e explorar bastante. No seu caso, eu pagaria a anuidade para poder usar a parte do site que monta roteiros pra vc usar dentro de cada parque. Eles levam em conta a lotação do dia que vc vai e te indicam a melhor ordem para ir nas atrações, os melhores horários pra pegar fast pass, etc. Vc pode personalizar do jeito que quiser!

    ResponderExcluir