quarta-feira, 23 de novembro de 2011

There's a great, big, beautiful tomorrow...

... shining at the end of every day!

"Tomorrow can be a wonderful age. Our scientists today are opening the doors of the space age to achievements that will benefit our children and generations to come. The Tomorrowland attractions have been designed to give you an opportunity to participate in adventures that are a living blueprint of our future." Walt Disney

Em tradução livre:

"O amanhã pode ser uma era maravilhosa. Nossos cientistas estão abrindo as portas da era espacial para conquistas que vão beneficiar nossas crianças e as próximas gerações. As atrações da Tomorrowland foram criadas para lhe dar a oportunidade de participar de aventuras que são um projeto do nosso futuro." Walt Disney

Ah, Walt... sempre visionário.

Então chegamos à última parte do Magic Kingdom: Tomorrowland, a terra do futuro.



A Tomorrowland foi inaugurada junto com o parque em 1971. Como podemos imaginar, a ideia de futuro vigente em 1971 logo ficou ultrapassada e a Disney reformulou toda essa parte do parque em 1994, para que refletisse melhor o futuro que imaginamos hoje.

Tomorrowland em destaque

Conforme a dica do título do post, vou começar por uma atração que não é nem um pouco popular, mas é uma das minhas queridinhas!

Walt Disney's Carousel of Progress foi transportado da Disneyland, na Califórnia, para a Tomorrowland do Magic Kingdom, na Flórida, em 1975.



Na verdade ela foi criada em 1964 para a New York World's Fair, um evento que ficou conhecido por ter proporcionado o desenvolvimento dos audio animatronics, os "robôs" tão realistas que aparecem em muitas atrações. Na mesma feira, a Disney criou "It's a Small World" para a Pepsi e o que então era chamado de "General Electric Carousel of Progress" para (supresa!) a G.E.

O sucesso dessas atrações foi tanto que acabaram ficando fixas na Disneyland, na Califórnia.

Uma das coisas mais interessantes sobre esta atração é que ela foi desenvolvida pessoalmente por Walt Disney, que inventou um teatro giratório para contar a história da evolução da tecnologia no século XX, vivenciada por uma família que vai contando sobre as novas aquisições da casa (como geladeira, água encanada, eletricidade, etc.) e os impactos que elas têm em suas vidas.


Walt apresenta o projeto à G.E., que patrocinou a atração para uma feira em 1964.

O design do teatro até hoje pode ser considerado inovador e eu não conheço nenhuma outra atração que use o mecanismo do Carrossel do Progresso. À medida em que o teatro gira, a plateia passa para outra cena, liberando a anterior para um novo grupo de espectadores, que não precisa esperar que o primeiro grupo termine de assistir a tudo. Eu acho brilhante!


Walt com a maquete do teatro

E já no teatro real
Em cada cena, o pai da família conta quais são as novidades em termos de tecnologia e sempre diz que as coisas não poderiam estar melhores "agora que temos ferro de passar" ou "água encanada", "telefone", etc.

Encontrei um site que transcreveu cada cena! Fica aqui o "spoiler alert" e o link pra quem se animar a uma leitura de todas as versões que já existiram.

Agora, bem cá entre nós, vou contar uma coisa que descobri nem me lembro onde. Provavelmente em algum site ou blog que também gosta de detalhes!

Se pegarmos a foto que usei pra ilustrar a atração lá em cima e aproximarmos bastante podemos ver o detalhe curioso e engraçado que eu quero mostrar:

Que tal os dois pés esquerdos do simpático animatronic nesta cena?
Minha avaliação é a seguinte: você já tentou calçar o pé esquerdo do sapato no seu direito? Não é fácil.

Portanto prefiro enxergar essa curiosidade como um mérito de Walt! Ele conseguiu encaixar dois pés esquerdos de sapato em um robô anatomicamente correto! (Tenho certeza que todos acreditam que há um pé direito perfeito ali embaixo! rs)

E pra fechar com chave de ouro, quero colocar a música da atração aqui, porque ela é uma graça!

É otimista, animadinha e tem uma mensagem ótima, de que o amanhã vai ser lindo! Adoro!

Eu queria colocar uma caixinha com o áudio, mas ainda não sei fazer isso! Vou ter que pesquisar e aprender! Enquanto isso, fica a letra, que já é alguma coisa:

There's a great big beautiful tomorrow
Shining at the end of every day
There's a great big beautiful tomorrow
And tomorrow's just a dream away

Man has a dream and that's the start
He follows his dream with mind and heart
And when it becomes a reality
It's a dream come true for you and me

So there's a great big beautiful tomorrow
Shining at the end of every day
There's a great big beautiful tomorrow
Just a dream away

(English version soon. Check back later.)
 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mickey's Philharmagic

Quem está acompanhando o blog sabe que eu me propus a fazer um tour em sentido horário pelo Magic Kingdom. Fiz alguns desvios pelo caminho, falando de outros assuntos mais genéricos, mas agora é hora de voltar ao roteiro e botar ordem na casa!

Então isso nos leva de volta à Fantasyland, já que não posso sair de lá sem falar do Mickey's Philharmagic!



Tenho birra total de spoilers e sou defensora do elemento surpresa como grande atrativo para tudo! Então fico bem dividida entre falar de todos os detalhes para quem já conhece e quem saber alguma coisinha a mais; ou não contar muita coisa pra não estragar o clima ou a surpresa de nenhuma atração.

Isso dito, tentarei sempre fazer um pouco dos dois, se é que isso vai ser possível. Estou aberta a sugestões e se alguém quiser se manifestar sobre o dilema "conta tudo" x "me poupe de spoilers", please, o quadrinho de comentários taí pra isso!

Sendo assim, vou contar que podemos definir o Mickey's Philharmagic como uma atração em "4D". Isso quer dizer que você vai usar óculos especiais para assistir o show/filme em 3D, mas além disso outros elementos farão você se sentir dentro do contexto, parte da história.

E qual é o contexto? "Philharmagic" vem da palavra inglesa "philharmonic", de orquestra filarmônica mesmo.

Então a gente entra num teatro para assistir a um concerto regido pelo Mickey e seu chapéu mágico do filme Fantasia. Mas o Pato Donald resolve brincar com o chapéu e as coisas saem um pouco do controle...


Esta atração conta com o maior "elenco" de personagens clássicos animados por computador atuando juntos em um show em 3D.

Philharmagic foi desenvolvida inteiramente por computador e foi a primeira vez que os personagens dos filmes clássicos foram completamente modelados e animados desta forma.


Dá pra notar os traços mais arredondados dos personagens animados inteiramente por computador.
Como é de costume, a saída da atração dá em uma lojinha. No caso do Philharmagic, vc não é jogado DENTRO da loja, como geralmente acontece, mas ela está lá, bem à vista à direita de quem sai do teatro.

Recomendo uma entradinha só pra ver o Donald do teto, que reproduz fielmente uma cena da atração:


Compare esta foto com a imagem do Donald lá de cima.

Quero aproveitar para fazer uma sugestão. Se você está planejando uma viagem para os parques, uma boa ideia para ir entrando no clima é assistir tantos filmes da Disney quantos puder antes de ir. Muitos clássicos ficam meio esquecidos lá na infância e os mais recentes você talvez não tenha tido oportunidade de assistir.

Mas eu acredito fortemente que uma pessoa que conhece bem os personagens e as músicas dos filmes, consegue aproveitar muito mais as atrações, os shows e as paradas. Você identifica as sutilezas, as referências às histórias e às características dos personagens e se sente mais parte de toda a magia.

No caso do Philharmagic, conhecer e até saber cantar um pouquinho de algumas músicas vai fazer toda a diferença para uma experência completa e maravilhosa! Pra essa atração especificamente, não deixe de assistir aos seguintes filmes ou pelo menos baixar - e ouvir! - as músicas entre parênteses:

  • Aladdin (A whole new world)
  • Rei Leão (I just can't wait to be king)
  • A Bela e a Fera (Be our guest)
  • A Pequena Sereia (Part of your world)
  • Peter Pan (You can fly)

Ah! E chegando no parque, uma boa ideia é correr pra pegar Fastpass, porque esta é uma das atrações mais concorridas!

(English version below)

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Receitas da Disney


Vitrine da Patisserie da França, no Epcot

Imagino que muitas pessoas além de mim babam (literalmente) por determinadas comidas na Disney.

É claro que tem muita junk food e é seguro dizer que 99% das opções são bem calóricas. Massss... você saiu do Brasil e foi parar lá, então não me venha com essa de que está com saudade de comida brasileira e que "preciiisa" comer um bifinho com arroz e feijão. Você vai sobreviver. E mais: vai voltar pro Brasil e continuar comendo seu estrogonofe o resto da vida.

E se não ficar de frescura durante sua viagem, pode até acabar experimentando algumas coisas beeeemmm gostosas.

Penne Alfredo, das praças de alimentação dos resorts "value", como o Pop Century

Já falei sobre a Confectionery no Magic Kingdom e algumas das suas guloseimas irresistíveis como os rice krispie treats nesse post aqui.

"Making of" dos rice crispie treats na Confectionery, Magic Kingdom

O que muita gente não sabe é que em qualquer restaurante do complexo, se você gostar de um prato e quiser tentar fazer em casa, basta pedir a receita. Eles dão!

Jantar no Kona, restaurante do Polynesian

Encontrei um site que fez uma lista de receitas obtidas diretamente nos parques ou resorts, organizou direitinho e publicou pra quem se interessar!

Achei que se tratava de uma utilidade pública, então passo pra vocês o link, em destaque:


A única coisa que eu já tentei fazer foram os meus amados rice krispie treats recentemente e foi bem mais fácil do que eu esperava. Deu super certo e ficou uma delícia! O cheiro que espalhou na minha cozinha foi IGUAL ao que eu sinto na Confectionery, a loja de doces daquele post. Deu uma saudaaaade...

Então incentivo a todos os Disney freaks que não tenham medo de tentar uma receita dessas. Alguns ingredientes podem não ser tão simples de encontrar aqui no Brasil, mas sempre tem um jeito!


Doce de chocolate com peanut butter, da Confectionery

Waffle no formato do Mickey, encontrado no café da manhã de vários restaurantes do complexo

(English version below)